Tudo sobre animais e documentários.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Guepardo

O majestoso guepardo.
Com o seu corpo esbelto,musculado e esguio, o guepardo ou chita- também conhecido como lobo tigre, leopardo-caçador- e o animal terrestre mais veloz do mundo, podendo atingir velocidades de até 110 km hora, no entanto por períodos curtos de cada vez, ao fim de 400 a 500 mts  de cada corrida.
E um animal da família dos felídeos ainda que de comportamento atípico, comparando com os da mesma família, sendo a única espécie vivente do gênero Acinonyx. Seu habitat natural e a savana, na península arábica (áfrica) e no sudoeste asiático. O guepardo e muito parecido com o leopardo, sendo que as almofadas das patas do guepardo tem ranhuras para-se locomoverem melhor em altas velocidades. E sua calda longa serve para dar estabilidades nas curvas, quando este esta perseguindo sua presa.
Prefere caçar sozinhos, com sua técnica simples sem emboscadas,ou em grupos, abate sua presa com facilidade, graças a sua velocidade. Por sua vez pode caçar também em dupla.
O guepardo e totalmente projetado para grandes velocidades, com sua cabeça pequena, focinho curto, olhos bem posicionado na parte superior da face, narinas bem largas e orelhas pequenas e arredondadas. A calda pode medir até 80 cm de comprimento, comprimento esse que da estabilidade ao animal em suas perseguições.
O peso total de um chita adulto pode variar de 30 a 65 kg

Atualmente na ásia só exitem guepardos selvagens no Irã e no Afeganistão, tratando-se de uma população muito pequena, em torno de 3 000 indivíduos, isso no inicio do século XXI. Sem contabilizar populações isoladas e as que vivem em cativeiros e zoológicos. 

Reino:             Animalia
Classe:            Mammalia
Ordem:           Carnívora
Família:           Felidae
subordem:       Felifomia
especie:          A. jubatus






Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações