Tudo sobre animais e documentários.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Jaburú


jaburu (Jabiru mycteria), conhecido também como tuiuiútuiuguaçutuiú-quarteleirotuiupararei-dos-tuininstuim-de-papo-vermelho, cauauá e jabiru, é uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. É considerada a ave-símbolo do Pantanal e pode ser encontrada desde o México até o Uruguai, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai.
E uma ave pernalta, tem pescoço nu e preto e, na parte inferior, o papo também nu mas vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas preta.A ave pode medir ate 1,4 metros de comprimento e pesar 8 kg. A envergadura - distância entre as pontas das asas abertas- pode chegar a quase 3 metros. O bico tem cerca de trinta centímetros, é preto e muito forte. O dimorfismo sexual é bem acentuado, sendo a fêmea geralmente entre 20 a 25% menor e menos pesada que o macho. Devido a sua beleza exuberante, chama a atenção de todos os turistas que frequentam o Pantanal.
habitat do jaburu são as margens dos rios e em árvores esparsas. A fêmea com a ajuda de seu companheiro,forma seus ninhos nas copas dessas árvores com ramos secos. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes junto a garças e a outras aves. A fêmea põe de dois a cinco ovos de coloração branca.
Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando assim a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio,represados em pequenas poças, quando estas secam na época da estiagem.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações