Tudo sobre animais e documentários.

sábado, 27 de junho de 2015

Tatu galinha




Chamado vulgarmente tatu-galinhatatu-verdadeirotatu-de-folhatatu-veado ou tatuetê, é uma espécie de tatu encontrado nos Estados Unidos até ao Norte da Argentina e Brasil. A espécie possui carapaça quase inteiramente nua, bastante convexa e lateralmente comprimida, com nove cintas de placas móveis, cabeça longa, olhos pequenos, orelhas bem grandes, cauda comprida cônica e de ponta afinada.
Uma característica bem curiosa que o  distingue das outras espécies e que a fêmea sempre dá a luz quatro filhotes sempre do mesmo sexo. Este fenômeno recebe a denominação científica de poliembrionia. Ele pode chegar a 80 cm quando adulto. Possui um casco blindado que o protege contra os predadores.Ele pode atravessar cursos de água não muito largos sem respirar, com facilidade, caminhando tranquilamente sobre o fundo. Se o rio for muito largo, enche os pulmões e os intestinos de ar e nada semi-imerso, apenas com a extremidade do focinho fora da água. A espécie é muito caçada pelo homem, o que vem reduzindo as populações em algumas regiões e, em ritmo acelerado.
Curiosidade: A carne do "Tatu-galinha" é  muito apreciada,devido a sua semelhança à da galinha, bem como ao fato de possuir pelos parecidos com penas em suas patas.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações