A formiga-de-fogo (Solenopsis invicta) é uma espécie de formiga do gênero Solenopsisnativa da America do sul, ocorre nos seguintes países : Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. É atualmente uma das mais importantes pragas invasoras em alguns lugares do mundo.A espécie teve seu sequenciamento genético publicado na revista científica americana "PNAS".
Está espécie é muito agressiva e tem picadas dolorosas, no Brasil é uma espécie dominante em áreas abertas, mas pode ser deslocada por Pheidole megacephalaem,em caso de super colônias ( invasora Africana),observa-se um antagonismo entre as duas espécies. As colônias podem ter uma ou mais rainhas. É muito comum em gramados e nas beira de estradas. Em área fechadas com floresta parece restrita por causas de predadores e outras espécies de formigas. Ocorre principalmente na região sudeste do Brasil.
Nota:As picadas produzidas por formigas-de-fogo podem causar coceira e um ardor muito incômodo. Estas formigas são de cor marrom avermelhado e apresentam 1/2 centímetro de comprimento.
Veja algumas dicas se você for picado por uma dessas formigas:
- Lave bem o local com água e sabão. Esfregue a área com bastante sabão para eliminar a maior quantidade de veneno possível. Evite raspar, ao fazer isso poderá propagar ainda mais o veneno e fazer com que ele agrida mais pele.
- Coloque gelo em uma toalha e deixe mais ou menos 15 minutos no local da picada. O gelo irá aliviar a dor.
- Tome um anti-histamínico de venda sem receituário medico para reduzir o inchaço, coceira, ardor e outros sintomas de reação alérgica que possa surgir apos a picada da formiga-de-fogo.